Pular para o conteúdo principal

A Palavra de Deus

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração". 
(Hebreus 4:12).
 Sem dúvidas você já conhece este versículo. Você ouviu falar na Igreja por alguém, ou você o leu várias vezes durante a caminhada cristã.  Essas palavras do escritor de Hebreus significam muito, eu particularmente gosto muito deste versículo, sempre me lembro dele quando penso em algo relacionado a Palavra de Deus. Ele está constante em minha mente, tão constante que hoje decidi falar sobre ele. O que eu sinto quando, não somente leio, mas dedico minha total atenção a este versículo, é que, a Palavra de Deus - contida na Bíblia, inspirada pelo Espirito Santo e escrita por homens de Deus -, é mais penetrante do que qualquer espada, e por ser tão penetrante ela vai no profundo, no ponto chave da alma e do espírito, bem no alvo do nosso interior. É lá que somente Deus tem livre acesso, é lá que somente Ele nos conhece plenamente de forma transparente, Deus nos sonda e por isso nos conhece melhor do que nós mesmos.  

    Você provavelmente já teve experiências significativas com a Palavra de Deus - A Bíblia. Eu tenho tido experiências, sejam simples ou impactantes, não importa. Ultimamente tenho apreciado mais a teologia e o estudo da Palavra, tenho procurado me aprofundar mais na sua leitura, e também em livros de estudo.  O que tenho notado claramente é que a cada dia aprendo algo, algo que ainda não sabia e nem imaginaria um dia saber, algo que é totalmente novo para mim. Gosto também do versículo que diz "Prossigamos em conhecer ao Senhor", pois isso afirma que Deus é infinito em conhecimento, nunca estaremos bom o suficiente a respeito do conhecimento de Deus, nunca conheceremos Deus o bastante. Ele simplesmente é O conhecimento, Ele é O dono de todo o conhecimento e sabedoria.  No livro Teologia Sistemática Pentecostal o autor cita a Sabedoria como um dos atributos comunicáveis de Deus: 

A sabedoria é mais que o conhecimento ou a inteligência; trata-se da capacidade mental para entender todas as coisas, um aspecto particular da onisciência de Deus. Esse atributo é conhecido como sapientia Dei, “sabedoria de Deus”, ou omnisapientia, “toda-sabedona”.  (Teologia Sistemática Pentecostal, CPAD. 2008). 
      *Observe que o autor diz que a "Sabedoria é mais que o conhecimento ou a inteligência", ou seja, está muito além de um simples conhecer, a Sabedoria do Senhor é isso e muito mais.
     Ao lermos e meditarmos na Palavra do Senhor de forma profunda, entendemos claramente o que o autor de Hebreus quis dizer com "Viva e eficaz", pois ela sendo viva traz vida, sendo eficaz nos transforma por inteiro a ponto de ser apta para "discernir os pensamentos e intenções do coração". O nosso coração é enganoso, em Provérbios diz que "Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito". (16:2). Pensamos que estamos no caminho certo quando, na verdade, estamos completamente errados. "E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos."  (Romanos 8:27), o Senhor pesa o espírito, Ele contempla o nosso interior, nossa alma e espírito, com isso Sua Palavra penetra até esta divisão e discerne os nossos pensamentos e intenções do coração. Temos que entender que mesmo que "pareça" boa nunca é na verdade uma boa intenção diante de Deus. Por isso precisamos meditar na Palavra de Deus dia após dia, sempre mais, de forma abundante. Precisamos ansiar em compreender a Palavra, e não sermos mais guiados por nós mesmos, ou seja - pela nossa própria vontade e pelo nosso coração -, mas sim totalmente guiados por Deus. Pois sua Palavra "é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração".

Amém! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coisas Maiores verás

Existem dias que não sei como começar uma mensagem, me falta inspiração, e até mesmo palavras, mas o meu desejo é compartilhar aqui as experiências espirituais que tenho tido a cada dia, aqui elas ficam arquivadas, então, nessa mensagem quero ser bem direta, por isso comecei de uma forma realista e espontânea. Sempre quando medito em alguma passagem da bíblia aprendo algo novo, dessa vez aprendi algo com o encontro de Jesus com os seus discípulos em João 1: 47-51, onde João relata sobre os primeiros discípulos de Cristo, ou seja, seus primeiros seguidores. 
No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era j…

Letra: Descanso em Deus - Diante do Trono.

Nesta manhã de segunda-feira, onde mais uma semana se inicia, posto a letra desta canção para que possamos louvar e meditar o que é descansar em Deus. 
Descanso Em Deus
Diante do Trono (Esperança)
Desde a antiguidade não se viu
Nem jamais se ouviu
De um Deus semelhante a ti
Que trabalha por quem espera e confia em ti

Em me arrepender e sossegar
Em me tranquilizar está minha salvação
Minha força está em esperar, confiar em ti

Enquanto eu descanso em Deus
Ele me dá tudo o que eu preciso
É descansar, confiar, entregar, todo o meu cuidado a Deus
Descansar, repousar, colocar minha esperança em Deus

Inútil vos será bem cedo levantar
Penosamente trabalhar
Aos seus amados dá enquanto dormem
Aos seus amados ele dá




Deus te chama...

Deus te chama para viver um evangelho autêntico.
Deus te chama para ser um cristão genuíno.
Deus te chama para pregar a palavra de Salvação.
Deus te chama para viver o amor na sua intensidade.
Deus te chama para ser instrumento.
Deus te chama para andar na Verdade.
Deus te chama para ser a luz em meio as trevas.
Deus te chama para ser sal e se conservar.  
Deus te chama para uma boa obra.
Deus te chama para andar com Ele. Deus te chama para um relacionamento Sério.
Deus te chama para a Santidade.
Deus te chama para ser remido.
Deus te chama para nascer de novo.
Deus te chama para a justificação.
Deus te chama para ir além.
Deus te chama para ser alguém.
Deus te chama para ser seguidor.
Deus te chama...
Ele te chama para o céu.
Ele te convida.
Você aceita o chamado?       
Ass: Deus & Lairrana.