Pular para o conteúdo principal

Pneumatologia | A doutrina do Espírito Santo: Atributos.

 Muito se fala nas igrejas sobre a atuação do Espírito Santo e seu mover, como também sua atuação na vida do Cristão, contudo, muitos ainda não conhecem  profundamente a respeito do Espírito consolador de forma mais teológica, muitos só "provaram" deste mover e da atuação do Espírito Santo, todavia Ele é a terceira pessoa da trindade que também precisa ser estudada e analisada. O profeta Oséias declarou "Prossigamos em conhecer ao Senhor!". Todavia aqui neste texto estarei abordando de forma mais simples e resumida. Indico a leitura do livro utilizado para um estudo mais aprofundado. 
   Na Teologia, a matéria que aborda sobre a Doutrina do Espírito Santo é a Pneumatologia. Segundo o livro Teologia Sistemática Pentecostal, Pneumatologia é "é a doutrina do Espírito Santo quanto a sua deidade, seus atributos, obras e operações." (2008, vários autores).  O que costuma acontecer nesses dias atuais nas congregações é que muitos conhecem e já provaram das obras e operações do Espírito, mas poucos conhecem sua deidade e seus atributos. O poder do Espírito segundo a sua deidade (divindade) é: 
 1) Na conversão dos ouvintes (At 2.37,38).
2) No batismo com o Espírito Santo para os novos crentes (At 10.44).
3) Na expulsão de espíritos malignos (At 8.6,7; Lc 11.20).
4) Na cura divina dos enfermos (At 3.6-8).
5) Na obediência dos crentes ao Senhor (Rm 16.19).

  O livro prossegue dizendo sobre a divindade do Espírito, "o Pai e o Filho, e sim com títulos descritivos das suas natureza e missão no mundo, entre os homens, bem como através de seus atos realizados. “Espírito Santo” não é rigorosamente um nome como apelativo, e sim um título descritivo da sua natureza (Espírito) e da sua missão principal (Santo), a de santificar-nos nesta dispensação." Assim como Deus o Espírito Santo é divino e tem atributos, O Espírito também, como Deus, age de maneira multiforme. 
   Com apoio do livro Teologia Sistemática Pentecostal e do estudo trazido pelo Pastor Antonio Gilberto, prossigo apontando os atributos do Espírito Santo para nossa conscientização. 

Tais atributos: 

A) Onipotência: "O divino Consolador tem pleno poder sobre todas as coisas". 
B) Onisciência:  "Esta é mais uma evidência da deidade do Espírito Santo, o qual sabe e conhece todas as coisas". 
C) Onipresença: O Espírito Santo presente em todo o lugar.
D) Eternidade: "Ele é infinito em existência; sem princípio; sem fim; sem limitação de tempo (Hb 9.14)."
E) Outros: "O Espírito de Deus é denominado Senhor; descrito como Criador; e é classificado e mencionado juntamente com o Pai e o Filho, o que, claramente, é uma grande evidência da sua divindade."

OBS.: As três divinas Pessoas da Trindade são co-eternas e iguais, todavia cada um desempenha específico papel primordial na humanidade: 
*Deus, o Pai, planejou a criação de tudo;
*Deus, o Filho, executou o plano; e enfim...
*Deus, o Espírito Santo, vivificou, ordenou, pôs tudo, todo o universo, em ação: desde a partícula infinitesimal e invisível até ao super-macroscópico objeto existente. (Jó 33.4; Jo 6.63; G1 6.8; SI 33.6; Tt 3.5).

Resumindo... o Pai domina, o Filho realiza, e o Espírito Santo vivifica, preserva e sustenta.

*Fonte: Livro: Teologia Sistemática Pentecostal, 2008. CPAD.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coisas Maiores verás

Existem dias que não sei como começar uma mensagem, me falta inspiração, e até mesmo palavras, mas o meu desejo é compartilhar aqui as experiências espirituais que tenho tido a cada dia, aqui elas ficam arquivadas, então, nessa mensagem quero ser bem direta, por isso comecei de uma forma realista e espontânea. Sempre quando medito em alguma passagem da bíblia aprendo algo novo, dessa vez aprendi algo com o encontro de Jesus com os seus discípulos em João 1: 47-51, onde João relata sobre os primeiros discípulos de Cristo, ou seja, seus primeiros seguidores. 
No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era j…

Quem é você? Davi ou Jó.

Recentemente tenho sido ministrada e inspirada pelo Espírito Santo, a escrever e falar sobre nossas fraquezas, mais do que nossas forças. A falar mais sobre ser transparente do que esta sempre tentando "parecer" por cima da "carne seca", como diz o dito popular.      Ultimamente vivemos dias em que as pessoas não querem mostrar mais as suas fraquezas e limitações, vivemos em um mundo atual em que ser forte e "estar bem" o tempo todo é mais valente e nobre do que ser visto como fraco.  Queremos que as pessoas enxergam nosso "Eu-forte", queremos e esperamos, que todos contemplem nossos benefícios e prodígios, que todos veem nossas vitórias somente, e não as derrotas.  Parece superficialidade, parece futilidade, e infelizmente podemos dizer que é.  Só queremos mostrar o que queremos que as pessoas veem e nada mais.  Nada de erros. Nada de fracassos. Nada de tristezas.  Nada de prantear.  Eu sou forte. Eu sou bom. Eu estou sempre bem. Eu estou sempre f…

Letra: Descanso em Deus - Diante do Trono.

Nesta manhã de segunda-feira, onde mais uma semana se inicia, posto a letra desta canção para que possamos louvar e meditar o que é descansar em Deus. 
Descanso Em Deus
Diante do Trono (Esperança)
Desde a antiguidade não se viu
Nem jamais se ouviu
De um Deus semelhante a ti
Que trabalha por quem espera e confia em ti

Em me arrepender e sossegar
Em me tranquilizar está minha salvação
Minha força está em esperar, confiar em ti

Enquanto eu descanso em Deus
Ele me dá tudo o que eu preciso
É descansar, confiar, entregar, todo o meu cuidado a Deus
Descansar, repousar, colocar minha esperança em Deus

Inútil vos será bem cedo levantar
Penosamente trabalhar
Aos seus amados dá enquanto dormem
Aos seus amados ele dá