Pular para o conteúdo principal

Quem é você? Davi ou Jó.

    Recentemente tenho sido ministrada e inspirada pelo Espírito Santo, a escrever e falar sobre nossas fraquezas, mais do que nossas forças. A falar mais sobre ser transparente do que esta sempre tentando "parecer" por cima da "carne seca", como diz o dito popular. 
    Ultimamente vivemos dias em que as pessoas não querem mostrar mais as suas fraquezas e limitações, vivemos em um mundo atual em que ser forte e "estar bem" o tempo todo é mais valente e nobre do que ser visto como fraco.  Queremos que as pessoas enxergam nosso "Eu-forte", queremos e esperamos, que todos contemplem nossos benefícios e prodígios, que todos veem nossas vitórias somente, e não as derrotas.  Parece superficialidade, parece futilidade, e infelizmente podemos dizer que é.  Só queremos mostrar o que queremos que as pessoas veem e nada mais. 
Nada de erros.
Nada de fracassos.
Nada de tristezas. 
Nada de prantear. 
Eu sou forte.
Eu sou bom.
Eu estou sempre bem.
Eu estou sempre feliz.
Estou sempre alegre.
Nada de ruim acontece comigo.
Tudo que almejo acontece.
Tudo que sonho eu realizo.
Tudo que quero consigo.
Isso tudo soa egoísta, mas infelizmente, se pararmos para refletir no fundo de nossa alma, veremos que nós estamos assim, não é nosso irmão, não é nosso vizinho, não é nosso próximo, nosso esposo/esposa ou parente, somos nós mesmos, sem percebermos, estamos vivendo nesse mundo das maravilhas, o mundo da magia, que não é mais espiritual. Parece que preferimos esta numa bula mágica. 
Não posso mostrar meus erros.
Não posso transparecer quem realmente sou. 
Não posso sair de casa sem aquele sorriso.
Não posso sair sem vestir aquela roupa ou aquele sapato. 
Não posso sair e deixar o carro na garagem. 
Toda essa banalidade e futilidade que estamos sempre envolvidos - mesmo sem notar, nos leva para longe da comunhão com Deus e com o Espírito Santo, tudo isso nos leva simplesmente para longe do lugar de adoração e intimidade. O lugar da honestidade e da verdade. 
Foi quando, depois de tanto pensar a respeito de todos esses embaraços e sentimentos, lembrei-me de Davi e fiz um contraste com Jó. 
Para mim Davi, ao longo da história, demonstrou tantas fraquezas, desde sua queda adulterando com Bete-Seba, como sua atrocidade em colocar o seu marido na frente de batalha para a morte. Como também suas fraquezas expressas nos Salmos, a fraqueza de admitir que nada somos sem Deus, mas que Deus continua o mesmo sem a gente. Ao lermos os versos contidos nos Salmos de Davi, podemos contemplar uma diminuição do "Eu" e do "ego", podemos vê Davi se humilhando diante do Senhor e admitindo todas as suas atrocidades, seus pecados e fraquezas, vemos Davi exaltando a soberania de Deus, exaltando quem Deus é, e não quem ele era. Toda essa inspiração de Davi veio por conta das suas fraquezas, Davi decidiu ser transparente com Deus e com ele mesmo. Davi escolheu tirar as vestes e as máscaras e se expor diante de Deus. Davi escolheu contemplar a Deus e a Sua graça, do que a ele mesmo. 
E então, me veio a mente a história de Jó. Jó sofredor, Jó fraco. Jó doente. Jó derrotado. Mas um Jó forte e edificado. Controverso? Sim, eu achei, Dois homens, diferentes completamente. Sem nada em comum, a não ser estarem presentes na Bíblia. Mas há um contraste na vida de Davi e Jó. 
Davi pecou e pecou feio. Jó não pecou, mas perdeu feio. Davi encontrou na humilhação a verdadeira adoração. Jó encontrou na dor a verdadeira força. A força de Jó não era egocêntrica e egoísta, não era uma força falsa e hipócrita. A força de Jó era verdadeira, era real e precisava ser mais do que nunca. 
Tudo vem no que é verdadeiro e genuíno. Deus está na verdade. Deus está onde a verdade está. Seja você mesmo, seja verdadeiro e transparente, admita o erro, confesse o pecado, demonstre suas fraquezas para Deus, e se preciso for, também para os homens quantas vezes for preciso.  Se humilhe e encontre a verdadeira adoração. Leia as histórias de Davi e de Jó e veja esse contraste, mas antes de tudo, veja o resultado final. Ambos conseguiram alcançar Deus. Ambos conseguiram alcançar a graça e a misericórdia. Ambos conseguiram uma nova oportunidade. Um novo recomeço. Ambos encontraram Deus na verdade. 
Talvez, você esteja mais como Davi do que como Jó, ou vice-versa, não importa, mas tire as falsas vestes da superficialidade e da futilidade, tire as vestes que cobrem suas fraquezas e sua nudez, não seja como Adão e Eva no paraíso, tenha coragem de ir vê Deus, seja autêntico para encará-Lo face a face e dizer: Deus, eu sou fraco, mas Tu és forte. Eu nada sou e posso fazer, mas o Senhor tudo pode e tudo É! 


   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coisas Maiores verás

Existem dias que não sei como começar uma mensagem, me falta inspiração, e até mesmo palavras, mas o meu desejo é compartilhar aqui as experiências espirituais que tenho tido a cada dia, aqui elas ficam arquivadas, então, nessa mensagem quero ser bem direta, por isso comecei de uma forma realista e espontânea. Sempre quando medito em alguma passagem da bíblia aprendo algo novo, dessa vez aprendi algo com o encontro de Jesus com os seus discípulos em João 1: 47-51, onde João relata sobre os primeiros discípulos de Cristo, ou seja, seus primeiros seguidores. 
No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era j…

Letra: Descanso em Deus - Diante do Trono.

Nesta manhã de segunda-feira, onde mais uma semana se inicia, posto a letra desta canção para que possamos louvar e meditar o que é descansar em Deus. 
Descanso Em Deus
Diante do Trono (Esperança)
Desde a antiguidade não se viu
Nem jamais se ouviu
De um Deus semelhante a ti
Que trabalha por quem espera e confia em ti

Em me arrepender e sossegar
Em me tranquilizar está minha salvação
Minha força está em esperar, confiar em ti

Enquanto eu descanso em Deus
Ele me dá tudo o que eu preciso
É descansar, confiar, entregar, todo o meu cuidado a Deus
Descansar, repousar, colocar minha esperança em Deus

Inútil vos será bem cedo levantar
Penosamente trabalhar
Aos seus amados dá enquanto dormem
Aos seus amados ele dá